14 outubro 2012

Resenha: Garota Replay


Título: Garota Replay
Autor (a): Tammy Luciano
Editora: Novo Conceito
Ano de lançamento: 2012
Páginas: 144
Classificação:
Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também... 
"O que você faria se encontrasse você mesma?" uma pergunta um tanto difícil de se responder, não é mesmo? logo que me deparei com esta pergunta no livro, vieram-me inúmeras respostas para ela, mas sem duvida alguma, nenhuma delas chegou perto do que realmente aconteceu na história.

Garota Replay relata a vida de Thizi, uma mulher de 20 anos, carioca, patricinha e financeiramente dependente dos pais. Mas, apesar de estar sempre distante deles - visto que estão sempre viajando - Thizi nunca teve muitos problemas em relação a isso, afinal, foi com o tempo que ela acostumou-se a isto.

Já de cara iniciamos com uma Thizi meio conturbada, pois Tadeu - seu namorado - se meteu em mais uma confusão. Dessa vez além de a estar traindo, ele bateu em Tito - melhor amigo de Thizi - e o deixou com um grave ferimento no rosto. Ainda fez a façanha de dirigir bêbado e acabou por sofrer um acidente que deixou seu amigo, Gabiru - que estava com ele no carro - a beira da morte. O acidente foi grave ao ponto de ser um dos assuntos mais comentados no twitter.

Thizi decide então deixar tudo de lado e cair na gandaia. Quando chega a balada se depara com uma garota idêntica a ela, dos pés à cabeça. Contudo, sua Replay estava muito mais linda, animada e acima de tudo expressava muito bem a sua auto-confiança. A partir dai Thizi tentara desvendar todo esse drama que lhe trará grandes mudanças em sua vida.
"Demorei a raciocinar sobre a cena e, nos segundos iniciais, só consegui admirar o meu visual. Quando o susto inicial passou, se é que passou, pensei imediatamente ter encontrado uma irmã gêmea. Pelo jeito da moça, ela tinha se dado melhor nos encontros com a sorte do que eu." - Página 18
Com o passar das páginas, novos acontecimentos vão chegando, e quando pensamos que o caso já esta resolvido e achamos que a trajetória do livro está chegando ao final, Garota Replay nos surpreende de forma espantosa e ao mesmo tempo esclarecedora. Porém, a obra traz um pouquinho de clichê, mais não é nada que o faça abandonar o livro. Já dos personagens não tenho muito do que reclamar a não ser da infantilidade da nossa protagonista Thizi, que chega ser patética.

O livro tem uma narrativa leve e gostosa. Dá a sensaçao de que é um amigo nos contando a história. São 144 páginas em uma diagramação mais que perfeita, com páginas amareladas, capitulo pequenos e letras em tamanho adequado, alem de ter um enredo muito bom, mas que infelizmente, em certos momentos da leitura não me prendeu. Mesmo assim, Garota Replay é recomendadíssimo para todas as idades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário